Componente Curricular |
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QUI565 - ESTUDOS AVANCADOS EM CROMATOGRAFIA |
Carga Horária - Total: 136 horas | | |
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Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
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34 | 102 | 0 | Química Geral e Inorgânica | 2004.1 |
Ementa |
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Cromatografia como técnica de separação e análise de constituintes em uma mistura. Principais parâmetros no controle de separação em cromatografia líquida e cromatografia gasosa. Instrumentação em cromatografia líquida e gasosa. Manutenção básica em cromatografia líquida e gasosa e práticas relacionadas ao assunto. |
Programa |
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Objetivo |
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Não há Objetivo cadastrado |
Conteúdo |
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I. Introdução: 1. Cromatografia líquida versus cromatografia gasosa; diferenças e campos de aplicação de cada uma. 2. Conceitos básicos e parâmetros de controle da separação. 3. Equipamento. 3.1. cromatógrafo a gás; injetor; colunas; detectores; gás de arraste. 3.2. cromatógrao a líquido: bomba; injetor; colunas; detectores; fase móvel. II. Desenvolvimento da separação: 1. Seleção da técnica (CG x CLAE). 2. Seleção da coluna. 3. Seleção do detector. 4. Preparo da amostra. 4.1. uso de adsorventes sólidos para pré-concentração e limpeza da amostra. 4.2. técnicas de derivatização da amostra. 5. Otimização da separação. 6. Análises isocráticas / isotérmicas versus programação de fase móvel / temperatura. III. Análises Quantitativas: 1. Métodos de calibração; Método do padrão interno; método do padrão externo; método da adição-padrão; 2. Medição dos picos: altura , área. IV. Análises Qualitativas: Técnica de identificação dos componentes. V. Diagnóstico de Problemas e Manutenção Básica de Equipamentos. Prática: As práticas do curso, tanto em cromatografia gasosa quanto em cromatografia líquida, serão voltadas para a execução de projetos que visem a solução de problemas reais, o desenvolvimento de novos métodos ou a melhoria de métodos já existentes. Dentro dessa perspectiva, cada aluno deverá dedicar-se ao estudo de um tema específico, que deverá ser desenvolvido durante o período de duração do curso. Ao final, o aluno apresentará seus resultados em uma forma escrita (relatório ou, preferencialmente, artigo técnico/científico) e em seminário geral da disciplina. |
Bibliografia |
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