COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
QUIC06 - FORMAÇÃO DE PROFES. DE CIÊNCIAS NA PERSPECT. SÓCIO-HISTÓRICA
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
6800Química Geral e Inorgânica2014.1
Ementa
Análise sócio-histórica da formação do ser humano: o trabalho no seu sentido filosófico e histórico. As três características fundamentais do desenvolvimento do ser social. O trabalho como princípio educativo e sua relação com a teoria do conhecimento. Pressupostos históricos, ontológicos e epistemológicos para o ensino de ciências e seu desdobramento para uma teoria da aprendizagem. Questões contemporâneas do ensino de ciências: aspectos gerais. Mediação didática na perspectiva sócio-histórica: seus fundamentos, relato de experiências e produção de novas alternativas.
Programa
Objetivo
A formação de professores de ciências, especialmente de química, física e biologia, carece de um referencial teórico-metodológico que articule o lógico e o histórico como dimensões ontológicas da realidade social. O objetivo é o de proporcionar aos professores os instrumentos do pensamento que permitam intervir na realidade escolar de forma consequente - realçando a dimensão prática na sua formação -, em busca de uma prática pedagógica referenciada na práxis humana, tendo a ciência como lastro, e que aponte para um projeto histórico de sociedade pautado na emancipação humana.
Conteúdo
Não há Conteúdo cadastrado
Bibliografia
A GUERRA DO FOGO. Filme. Direção: Jean-Jacques Annaud. Produção: Anthony Burgess. França/Canadá, DVD, 1981. /////// ABRANTES, Paulo Cásar Coelho. Imagens de natureza e imagens de ciência. Campinas: Papirus, 1998. /////// AGUIAR, O. O papel do construtivismo na pesquisa de ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências.v. 3, nº 2, maio 1998. /////// ALFONSO-GOLDFARB, A.M. Da alquimia à química. São Paulo: Nova Stella: EDUSP, 1987.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.