Componente Curricular |
---|
QUIC06 - FORMAÇÃO DE PROFES. DE CIÊNCIAS NA PERSPECT. SÓCIO-HISTÓRICA |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
68 | 0 | 0 | Química Geral e Inorgânica | 2014.1 |
Ementa |
---|
Análise sócio-histórica da formação do ser humano: o trabalho no seu sentido filosófico e histórico. As três características fundamentais do desenvolvimento do ser social. O trabalho como princípio educativo e sua relação com a teoria do conhecimento. Pressupostos históricos, ontológicos e epistemológicos para o ensino de ciências e seu desdobramento para uma teoria da aprendizagem. Questões contemporâneas do ensino de ciências: aspectos gerais. Mediação didática na perspectiva sócio-histórica: seus fundamentos, relato de experiências e produção de novas alternativas. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
A formação de professores de ciências, especialmente de química, física e biologia, carece de um referencial teórico-metodológico que articule o lógico e o histórico como dimensões ontológicas da realidade social. O objetivo é o de proporcionar aos professores os instrumentos do pensamento que permitam intervir na realidade escolar de forma consequente - realçando a dimensão prática na sua formação -, em busca de uma prática pedagógica referenciada na práxis humana, tendo a ciência como lastro, e que aponte para um projeto histórico de sociedade pautado na emancipação humana. |
Conteúdo |
---|
Não há Conteúdo cadastrado |
Bibliografia |
---|
A GUERRA DO FOGO. Filme. Direção: Jean-Jacques Annaud. Produção: Anthony Burgess. França/Canadá, DVD, 1981. /////// ABRANTES, Paulo Cásar Coelho. Imagens de natureza e imagens de ciência. Campinas: Papirus, 1998. /////// AGUIAR, O. O papel do construtivismo na pesquisa de ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências.v. 3, nº 2, maio 1998. /////// ALFONSO-GOLDFARB, A.M. Da alquimia à química. São Paulo: Nova Stella: EDUSP, 1987. |