COMPONENTE CURRICULAR

Componente Curricular
QUIC07 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária - Total: 68 horas  
TeóricaPráticaEstágioDepartamentoSemestre Vigente
6800Química Geral e Inorgânica2014.1
Ementa
Uma breve análise da evolução histórica das ciências química, biologia e física, com ênfase na física, buscando responder às seguintes questões: o que é a natureza? Existe unidade no conhecimento sobre a natureza? Qual o papel desempenhado pela matemática nessas ciências? Educação/Ciência e sua relação reflexiva com a sociedade: aspectos econômicos, éticos, políticos, ontológicos e epistemológicos. Questões contemporâneas do ensino de ciências, com destaque das perspectivas conhecidas como Construtivismo, Contextualização e Interdisciplinaridade: história, críticas, limites e possibilidades.
Programa
Objetivo
A formação de professores de ciências, especialmente de química, física e biologia, carece de um referencial teórico-metodológico que articule o lógico e o histórico como dimensões ontológicas da realidade social. O objetivo é o de proporcionar aos professores os instrumentos do pensamento que permitam intervir na realidade escolar de forma consequente - realçando a dimensão prática na sua formação - , em busca de uma prática pedagógica referenciada na práxis humana, tendo a ciência como lastro, e que aponte para um projeto histórico de sociedade pautado na emancipação humana.
Conteúdo
Não há Conteúdo cadastrado
Bibliografia
ROSA, Maria Inês Petrucci. Experiências Interdisciplinares e formação de professores de disciplinas escolares: imagens de um currículo diáspora. Pro-Posições, vol. 18 - 2007. /////// JAPIASSU, Hilton. O Sonho Transdisciplinar e as Razões da Filosofia. Imago, 2006. /////// DUARTE, Newton (orgs.). Sobre o Construtivismo. Autores Associados. Coleção Polêmicas do nosso Tempo. 2ª ed.,2005.


Lista de Turmas
Náo há oferta de turmas para o semestre.