Componente Curricular |
---|
QUIC07 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS |
Carga Horária - Total: 68 horas | | |
---|
Teórica | Prática | Estágio | Departamento | Semestre Vigente |
---|
68 | 0 | 0 | Química Geral e Inorgânica | 2014.1 |
Ementa |
---|
Uma breve análise da evolução histórica das ciências química, biologia e física, com ênfase na física, buscando responder às seguintes questões: o que é a natureza? Existe unidade no conhecimento sobre a natureza? Qual o papel desempenhado pela matemática nessas ciências?
Educação/Ciência e sua relação reflexiva com a sociedade: aspectos econômicos, éticos, políticos, ontológicos e epistemológicos. Questões contemporâneas do ensino de ciências, com destaque das perspectivas conhecidas como Construtivismo, Contextualização e Interdisciplinaridade: história, críticas, limites e possibilidades. |
Programa |
---|
Objetivo |
---|
A formação de professores de ciências, especialmente de química, física e biologia, carece de um referencial teórico-metodológico que articule o lógico e o histórico como dimensões ontológicas da realidade social. O objetivo é o de proporcionar aos professores os instrumentos do pensamento que permitam intervir na realidade escolar de forma consequente - realçando a dimensão prática na sua formação - , em busca de uma prática pedagógica referenciada na práxis humana, tendo a ciência como lastro, e que aponte para um projeto histórico de sociedade pautado na emancipação humana. |
Conteúdo |
---|
Não há Conteúdo cadastrado |
Bibliografia |
---|
ROSA, Maria Inês Petrucci. Experiências Interdisciplinares e formação de professores de disciplinas escolares: imagens de um currículo diáspora. Pro-Posições, vol. 18 - 2007. /////// JAPIASSU, Hilton. O Sonho Transdisciplinar e as Razões da Filosofia. Imago, 2006. /////// DUARTE, Newton (orgs.). Sobre o Construtivismo. Autores Associados. Coleção Polêmicas do nosso Tempo. 2ª ed.,2005. |